Bruna Thees
Está de volta ao Rio de Janeiro, o tradicional Teatro Casa Grande, agora com o nome de OI Casa Grande, no Leblon. Fechado há quatro anos - na década de 90 o teatro foi completamente destruído por um incêndio-, o teatro foi reformado e será inaugurado no próximo 22 de maio, mantendo a tradição de cultura e engajamento.
Inaugurado em 1966, funcionou como café-concerto até 1969, quando foi reformado e ampliado. O espaço era núcleo de resistência de artistas e intelectuais à ditadura militar, e ficou conhecido por manifestações culturais e políticas. Os cantores Chico Buarque, Gal Costa, Paulinho da Viola, Milton Nascimento e Maria Bethânia se apresentavam no teatro constantemente. O palco do teatro ainda abrigou os “Ciclos de Debates”, que reuniram grandes nomes como o de Rubens Gerchman, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso e o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Os saudosistas agradecem a volta do espaço: “Lembro de ter passado muito tempo da minha adolescência nesse teatro. Assisti a grandes shows nesse palco. Muitos clássicos da MPB. Fico feliz de saber que o teatro voltou e a nova geração vai poder desfrutar de um lugar tão importante pra cultura carioca”. Afirma o professor de história, Antonio Leon, 54 anos.
O Casa Grande será um espaço multiuso, pronto para abrigar desde grandes produções até pequenas conferências. Ele reabrirá como um dos mais modernos do país, com capacidade para 950 pessoas, 12 camarins, fosso para orquestra e palco com 20 metros de altura, 13 de boca de cena e telões de LED. A modernidade do teatro agrada aos moradores do bairro: “Os teatros do Leblon já são muito bons, mas um espaço como esse era o que faltava. Grande, moderno, que possa abrigar espetáculos grandes e que também esteja aberto para apresentações e eventos de porte menor. O Rio só tem a ganhar com essa inauguração.” Acredita a moradora Anna Luisa Telles, 46 anos.
Quem quiser, ainda terá a possibilidade de comprar ingresso pelo aparelho celular. Os espetáculos do teatro também poderão ser exibidos no mundo inteiro através da web e o teatro oferecerá conexão Wi-Fi gratuita em toda a área.
No website haverá a cobertura editorial do espetáculo com críticas, curiosidades, espaço para comentários do público e os bastidores das produções. O internauta poderá vivenciar através da internet a experiência do teatro.
O espetáculo de estréia da casa será o musical A Noviça Rebelde. A montagem é inspirada no musical da Broadway encenado em 1959. A trama é baseada no livro de Maria Rainer sobre a história real da família von Trapp. O musical ganhou versão cinematográfica vencedora de cinco Oscars com Julie Andrews e Christopher Plummer. Desta vez, os protagonistas brasileiros são Herson Capri e Kiara Sasso.
Oi Casa Grande
Avenida Afrânio de Mello Franco - 290 Leblon
Fone: 3114-3716 / 3114-3712
Voltar ao Correio da Manhã.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário