segunda-feira, 10 de março de 2008

Diversidade na Lapa

Por Yamei Wong

Desde o século XVIII, a Lapa está presente em grande parte das pinturas da época como exemplo de engenharia e arquitetura e símbolo do Rio antigo.

Sendo o berço da boemia carioca, gêneros e artistas são agregados na Lapa em constantes manifestações culturais. Ruas e casarões do histórico bairro, no centro do Rio de Janeiro, são ocupados pela cultura musical da cidade, sedimentando novos valores artísticos surgidos de um rico e espontâneo movimento popular.

A Lapa ainda tem o samba como principal matriz, embora tendências de várias tribos da nova geração venham conquistando e garantindo a formação natural de um novo e promissor desenho musical popular brasileiro. Letras do samba, acordes do som do nordeste e a modernidade da música eletrônica se fundem como uma globalização cultural em bares e casas espalhados pelas ruas Mem de Sá, Riachuelo e Lavradio.


Uma casa que segue essa linha é o Cine Lapa, na rua Mem de Sá, número 23, pertencente à Matriz - proprietária também de outros três estabelecimentos no bairro: Teatro Odisséia, Bar da Ladeira e Choperia Brazooka, além de outros estabelecimentos em pontos diferentes da cidade. A casa que sediou um dos primeiros cinemas do Rio em 1911 agora é um espaço multiuso com shows, festas multimídia, cineclube e moda distribuídos em dois andares com palco, pistas de dança, bares e uma sala de cinema digital com 40 lugares. Após um tempo em que se desligou da área de cinema e até mesmo do nome - tendo se chamado Casarão Cultural dos Arcos - o Cine Lapa retomou o nome e atividades originais, do tempo em que a sala foi uma das primeiras no Brasil a ter sistema de som e imagem sincronizados.

Essa mistura de volta às origens e busca por novas linguagens, tecnologias e meios alternativos de produção cultural coloca o Cine Lapa entre um dos melhores espaços de porte médio no Rio para eventos. A programação conta com shows e festas de rock, música eletrônica, hip hop e música brasileira, obedecendo, assim, a democracia da Lapa.


Mas o Cine Lapa não é a única casa que mistura tendências. Outras muitas fazem juz a esse critério. Na dúvida, um ótimo site para consultas e informações é o Lá Na Lapa, que conta até com um mapa com casas, bares, restaurantes e outras 'atrações' do bairro. http://www.lanalapa.com.br/

E, para mais informações sobre o Cine Lapa, acesse o site da Matriz: http://matrizonline.oi.com.br/

Nenhum comentário: