segunda-feira, 10 de março de 2008

Pronto para comer: do fast para o slow food

Por Marcele Fernandes

A advogada Janaína Miguel, 40 anos, está com a filha Beatriz, 15, em uma das praças de alimentação do shopping Rio Sul. A adolescente quer comer em um restaurante especializado em hambúrgueres. A mãe tenta convencê-la a comer num restaurante de massas. Sem chegar a um consenso, mãe e filha se separam, compram suas refeições e voltam a se encontrar em uma das dezenas de mesas da praça, para finalmente almoçarem juntas - em quinze minutos. A cena acontece com outras centenas de pessoas nas praças de alimentação dos shoppings da cidade. E quase sempre terminam do mesmo jeito: rápido. Os freqüentadores das praças de alimentação têm pressa. Precisam de restaurantes que forneçam suas comidas rapidamente, para comer ainda mais rápido e poderem voltar logo para suas compras, seus empregos, suas vidas.

Não foi sempre assim. No último século, além de passarem a comer mais rápido, as pessoas também passaram a comer mais fora de casa, como analisa a socióloga Janine Collaço: “A alimentação deixou de ter um papel central na vida familiar e doméstica. Essas praças de alimentação, apesar de terem surgido na década de 80, contribuíram em ampla escala para a transformação do ato de comer e instituíram novas relações entre os consumidores e a comida”. Para a advogada Janaína, as praças de alimentação foram mais uma conseqüência da correria do dia-a-dia do que uma causa: “As pessoas não tem mais tempo para nada. O mercado tratou de suprir essa necessidade com o fast-food”.

Na contra-mão da correria, os restaurantes de slow-food se multiplicam. Localizados normalmente fora das praças de alimentação, eles são cada vez mais encontrados nos corredores dos shoppings, dando sempre ênfase na qualidade das refeições em vez de na velocidade. Um bom exemplo é o Emporium Pax, rede de oito restaurantes espalhados por vários shoppings da cidade, com cardápio repleto de pratos leves e bem harmonizados, além de uma rica carta de vinhos. A última casa da rede a ser aberta fica localizada no shooping Rio Sul.

Vai lá:
Emporium Pax (http://www.emporiumpax.com.br)
Rio Sul (http://www.riosul.com.br)

Nenhum comentário: