terça-feira, 25 de março de 2008

O segredo das 3 melhores pizzas do Rio

Ivy Peçanha

A etapa regional da II Copa Brasileira de Pizzarias, que ocorreu no campus praça XV da Universidade Estácio de Sá, definiu no dia 17 de março quais são as 3 melhores pizzas do Rio de Janeiro. Na segunda edição do evento saíram vencedoras a da Carmine, de Niterói, em seguida a Fratelli, da Barra da Tijuca, e, em terceiro, o LOG restaurante, de Itaipava.
O júri avaliou quesitos como a apresentação pessoal do candidato; a organização da mesa de trabalho; a habilidade do pizzaiolo; a abertura da massa; o aspecto final da pizza; a criatividade; o corte, o aroma e o sabor. Agora, o que será que fez com que estes 3 restaurantes saíssem vencedores?

Revelando uma tendência do consumidor de preocupação com o equílibrio entre sabor e saúde, a pizza que ficou com o primeiro lugar foi a saudável Amazônia - criação do pizzaiolo Carlos André Gonçalo da Carmine. O equilíbrio na combinação dos vegetais (tomate cereja recheado com pasta de berinjela, brócolis, mussarela de búfala, cogumelo fresco prataioli e molho de tomate) e a pouca utilização de gordura, conquistou o júri.

O segundo lugar ficou com a pizza Pupunha do restaurante Fratelli. O chef José Miguel da Silva apresentou uma mistura que continha pupunha juntamente com ingredientes suaves como o alho poró e o presunto de parma. Já na região serrana do Rio de Janeiro, a Log Pizzaria conquistou o terceiro lugar com uma receita baseada em ingredientes típicos da serra, como o queijo Saint Maure e a geléia de pimenta. Preparada pelo pizzaiolo Antonio Sérgio Andrade Lo Presti, a pizza batizada de Itaipava
leva ainda pêra e lombo canadense.


Premiação

"O título de Melhor Pizza e Melhor Pizzaria do Brasil será dado ao vencedor na etapa final da Copa entre os dias 23 e 26 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O pizzaiolo vencedor da II Copa Brasileira de Pizzarias ganhará uma viagem para a Itália, com acompanhante", conta o organizador do evento Emerson Silveira

Se você é apreciador de uma boa pizza, dá um pulo lá:

da Carmine - Rua Mariz e Barros, 305 - Icaraí, Niterói
Rua Professora Romanda Gonçalvez, 23 - Itaipú, Niterói
Fratelli - Avenida Sernambetiba, 2916 - Barra da Tijuca
Avenida General San Martin, 983 - Leblon
LOG restaurante - Estrada União e Industria 10395,loja 3. Itaipava, Petrópolis.

Nenhum comentário: