segunda-feira, 28 de abril de 2008

Gostinho aconchegante

Roberta Pio

Sabe quando a gente come e parece que voltamos à infância, ou que todos os problemas deixam de existir e só importa o gostinho bom? Esse é o intuito da nova tendência gastronômica, a Comfort Food. Ela amorna a alma, sossega o peito, satisfaz o espírito e o corpinho.

Cada um tem a sua, única e intransmissível, a que desperta as associações e escreve a história. Bem, quando queremos mimar alguém que está apenas precisando de aconchego, são boas algumas fórmulas antigas. O segredo está na forma como vários pratos são preparados, ignorando lições do presente, não voltando os olhos para o futuro, mas mantendo a inspiração que veio de anos passados.
Um exemplo de restaurante carioca que segue essa linha é o Noz Moscada, no Leblon e Ipanema. Lá, evita-se usar frituras e outros alimentos com muita gordura. Para isso, o chef prepara pastéis de forno, que podem ser de frango com requeijão, berinjela ou picadinho de carne.

Os famosos quiches, sanduíches, saladas e comidinhas, como os potes quentes, que atraem clientes de toda a zona sul há mais de cinco anos, dividem o cardápio também com pratos mais elaborados. Sopas, massas e carnes servem uma refeição completa, sem perder o tom leve e saudável.

A estudante Mariana Lopes afirma que adora Comfort Food e que, sempre que pode, dá preferência a esse estilo de comida, ao invés dos famosos Fast Food. "Não há nada como comer uma comidinha gostosa, nutritiva, com sabor de 'Feito pela vó'. É muito mais saboroso!", diz ela.

Para saber algumas receitas interessantes, leia aqui.


Voltar para o Correio da Manhã.

Nenhum comentário: