segunda-feira, 14 de abril de 2008

Música com video-game

Por Roberta Pio

Os jovens de qualquer época sempre se interessaram por música. Os jovens da era digital se interessam muito por jogos de vídeo-game. Desta forma, nada melhor do que juntar os dois gostos em uma coisa só. Essa é a proposta do game Guitar Hero, que é a nova tendência não apenas entre esses jovens, como também para aqueles adultos jovens de alma.

Guitar Hero é um jogo de estilo musical desenvolvido pela Harmonix Music Systems e publicado pela RedOctane para o console Playstation 2. Foi lançado em 8 de Novembro de 2005 na América do Norte e, desde então, já ganhou vários prêmios de autoridades em video-games. Tal sucesso gerou uma seqüência, Guitar Hero II para Playstation 2 e Xbox 360 e, mais recentemente, o Guitar Hero III.

O jogo tem um controle no formato de guitarra (uma réplica da Gibson SG), dando a sensação de estar tocando verdadeiramente uma. São cinco botões no braço e um interruptor no corpo, que pode ser acionado tanto para cima ou para baixo, como o instrumento de verdade. Por fim, há uma alavanca, que serve basicamente para fazer "vibratos".

O movimento necessário para tocar as notas é muito fiel àquele que seria feito numa guitarra de verdade. Nas dificuldades menores, as notas foram simplificadas, é verdade, mas com a maior precisão possível. Nos modos mais difíceis, cada nota do solo precisa ser tocada em velocidades astronômicas. Marcus da Silva, de 22 anos, diz que desde que descobriu o jogo, não consegue largar o vídeo-game. “É impressionante como ele simula bem a realidade. Eu sempre toquei guitarra e posso dizer que o Guitar Hero não deixa nada a desejar. Além de ser muito divertido!”, diz.

Guitar Hero conta com poucas opções, mas suficientes. A principal, pelo menos para partidas solitárias, é o modo carreira, em que o jogador começará a trilha para o sucesso num porão precário, até chegar numa mega-turnê internacional. Tem até uma casa chamada GBCB, referência ao CBGB, de onde os Ramones conquistaram o mundo.

Cada versão orginal de Guitar Hero tem 50 músicas licenciadas, numa combinação de gravações originais e covers. Tem desde clássicos como "Smoke on the Water" do Deep Purple, até músicas de algumas de bandas mais recentes, como é o caso de "Fat Lip", do Sum 41. Novas músicas para download são disponibilizadas toda semana em formato de singles ou pacotes com três músicas que podem ser adicionadas ao jogo original por preços entre US$ 0,99 e US$ 5,50.

Para jogar on line, clique aqui. Para fazer o download, clique aqui. E para ficar com água na boca, assista o vídeo:



Voltar ao Correio da Manhã.

Nenhum comentário: