segunda-feira, 16 de junho de 2008

100 anos da imigração japonesa, uma deliciosa mistura


Priscilla Nascimento


O ano de 2008 é o ano que marca os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. E como não poderia ser diferente até a culinária brasileira foi influenciada por essa "pequena invação oriental" e assim surgiu a cozinha nipo-brasileira, como alguns chefs gostam de chamar. A culinária é um elemento fundamental na cultura de um povo, e num mundo globalizado ela caminha lado a lado com a tradição e o intercâmbio cultural.

É claro que para que essa invasão fosse bem sucedida foi necessário algumas adaptações para o gosto do brasileiro, como por exemplo em Pernambuco, receitas que levam batata são substituídas por fruta pão. Em Belém é comum trocar os peixes de água salgada pelos de aguá doce e o sushi no Ceará é montado com carne de carangueijo e berinjela, e não para por ai, outros ingredientes são incorporados nas receitas pelo Brasil a fora, como é o caso do açai, carne seca, casatanha de caju, pinhão e até carne de bode.

Mas se engana quem pensa que as adaptaçõe sparam por ai, quer algo mais "abrasileirado" que a caipirinha de saquê? O drink tipicamente brasileiro é preparado com bebida alcoólica derivada do arroz, tradição milenar japonesa.

Não importa se você come sushi com carne de carangueijo ou salmão, o certo é que essa relação Brasil-Japão trouxe muitos benefícios para ambas as partes, principalmente no paladar.

Nenhum comentário: