sexta-feira, 20 de junho de 2008

Uma luxuosa visita ao passado.

Por Bruno Paulo de Lima

Dia 14 de maio Israel fez 60 anos de independência, no dia 16 aconteceu a inauguração do Centro Cultural Jerusalém em Del castilho, no Rio. O Centro é um luxuoso espaço que reune entretenimento com informações.

Além dos eventos e atrações como o cybercafé e loja de souvenirs, a visita conta com uma enorme maquete da antiga Jerusalém, toda criada com pedras da região. São detalhes de uma obra que durou 8 anos. Essa é a segunda réplica existente no mundo - a original está no
Hotel Holyland de Jerusalém em Israel.

Segundo a monitora Gabriela Raposo, a topografia e arquitetura permite o visitante vislumbrar como vivia o povo no período do Segundo Templo, aproximadamente em 66 d.C, antes da revolta judaica contra os romanos que provocou a destruição da cidade no ano 70d.C.

O cenário da maquete dispõe de um Tour Virtual — através de totens multimídia, recursos audiovisuais, infográficos, fotos e ilustrações, onde são mostrados detalhes e curiosidades das principais construções.


A estudante de cinema Ana Mendes, diz que o que chama atenção é a iluminação do local da exposição. Com uma simulação de luzes do amanhecer até a alta noite da cidade, algo que trás sensações diferentes durante o tour.

O Centro Cultural Jerusalém fica na Av. Dom Hélder Câmara, 4.242 - Del Castilho -. Entre no site www.centroculturaljerusalem.com.br e saiba mais sobre a visita guiada. Vale apena fazer essa viagem ao passado.


Voltar ao Correio da Manhã

Nenhum comentário: