domingo, 22 de junho de 2008

Comida Orgânica com sabor e sofisticação

Orion de Sá


Líquido, recém aberto no coração de Ipanema - em plena Praça Nossa Senhora da Paz – acaba de trazer um conceito inédito para a cidade. Comida saudável, carta de chás orgânicos do Nepal batizados de Buddha Tea (que chegam a mesa em uma inusitada cháneca), ambiente modernoso com cadeiras e acessórios feitos especialmente por Zanini de Zanine, teto retrátil transparente e trilha sonora do Dj Plínio Profeta são alguns dos ingredientes que a casa oferece.
Fruto do estilo de vida dos sócios Marcus Moraes, também dono da academia Muscle Beach, e Roberto Veloso, diretor de arte, o cardápio do Líquido reflete a preocupação com a funcionalidade dos ingredientes que compõem cada prato, cada suco, cada mínimo detalhe. Mas o processo de elaboração não foi simples. Só no ano passado, ambos estiveram em Nova Iorque, Londres, Indonésia, Índia, Nepal e Marrocos estudando e procurando técnicas e novidades para, aliadas ao tempero carioca, chegarem ao resultado que queriam.

"Ninguém quer comer uma refeição super saudável, mas sem sabor", diz Beto. "Nossos pratos foram pensados para as pessoas que buscam uma alimentação completa e ao mesmo tempo leve, daquelas que satisfaz e permite voltar ao trabalho depois", completa Marcus.

O carro chefe são as dosas, que Marcus e Roberto conheceram em uma lojinha com fila interminável no Soho, em Nova Iorque. Trata-se de um prato indiano a base de farinha de arroz e lentilha que tem o formato de wrap e panqueca,mas, sem o trigo entre seus ingredientes, é livre de glúten e muito mais leve. Aliás, a farinha de arroz está presente também no delicioso brownie de chocolate com nozes, a sobremesa mais pedida da casa ao lado do muffin de cenoura.
Os chás merecem cardápio à parte. São os Buddha Teas, cuja infusão é feita na mesa do cliente em uma caneca toda especial. O chá orgânico verde ou branco ainda quente se mistura a gelos de sabores variados feitos dos sucos de limão, abacaxi ou uva, todos preparados na casa. A idéia do gelo eles importaram de uma loja de chás que conheceram em Katmandu, no Nepal. E, graças a amigos que fizeram na viagem, o estoque de ervas se mantém abastecido na casa.

"Alimentos funcionais são aqueles que possuem um ou mais ingredientes ou componentes ativos que desempenham determinados efeitos metabólicos, fisiológicos ou benéficos na saúde, prevenindo ou reduzindo o risco de doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes e a hipertensão, dentre outras. Isto é, esses alimentos são excelentes armas para prevenir doenças e manter a saúde. E mais: para consumi-los, não há necessidade de supervisão médica", diz a reportagem de capa da edição de maio de 2008 da revista Viva Saúde, da editora Escala.
Na categoria sucos, o destaque fica por conta dos centrifugados e funcionais que, sem adição de água, apresentam combinações diversas e ampliam a velocidade e qualidade de absorção dos nutrientes por parte do organismo. Todos ganharam nomes, como Belezura, Calmaria e Delírio. Para reformular o cardápio e organizar todas as idéias, eles contaram com a análise nutricional e funcional da assessoria paulista Nutriessencial.

"A qualidade excepcional dos chás orgânicos do Nepal se deve ao clima local e, em especial, as águas que descem dos Himalaias para as plantações espalhadas por toda a região", explica Marcus




Líquido
Rua Barão da Torre, 398 A. (Tel.: 2267 6519). Diariamente, das 9h as 23h. (Capacidade:50 lugares) Cc. Todos.

Voltar ao correio da manhã



Nenhum comentário: