segunda-feira, 9 de junho de 2008

É proibido fumar em locais que tenha teto e parede



Priscilla Nascimento

Agora é lei, é proibido fumar em locais fechados, mesmo que antes esses lugares possuiam uma aréa destinada a fumantes. Os não fumantes ganharam mais espaço para respirar um ar mais limpo, enquanto os fumantes ainda tentam se adaptar a nova lei. E os estabelecimentos que não cumprirem a nova regra receberam multas que podem chegar a R$1,5 milhão.

O jornalista e publicitário Oswaldo Coelo não fuma e acha que a medida que está sendo tomada agora é muito justa "se quem fuma quer se matar, por favor faça isso longe de mim. Eu não sou obrigado a fumar junto. É muito desagradável estar em um restaurante comendo com alguém fumando do seu lado, sempre quando saia a noite voltava com um fedor horrível". Mas é difícil agradar a todos, o diretor de programação Igor Campos fuma há mais de 10 anos, e acha a medida errada " você tem sim que respeitar as pessoas que não fumam, mas e o respeito com as que fumam? Isso não existe, a gente move uma boa quantia de dinheiro, e todo mundo sabe que dinheiro sempre é importante. Tomar um chopp com os amigos sem poder fumar é difícil, a gente passa a ir menos em bares e boates por causa disso'.

Mas como isso afeta os donos de estabelecimentos como casas noturnas, bares e restaurantes? Muitos concordam com a lei, e acham que isso só vai melhorar a saúde e o ambiente que as pessoas frequentam, mas outros como o dono de uma tabacaria no centro, André Stunn acha que a medida vai prejudicar seus negócios, "como alguém vai para uma tabacaria se lá é proibido fumar? Isso vai afastar muitos clientes e eu vou acabar saindo prejudicado com isso. Quem fuma não vai ficar se policiando a não fumar, vai prefirir não sair de casa, afinal na sua casa você pode fumar a vontade."

Seja qual for o seu lado, a medida já está sendo tomada e com certeza você vai encontrar muita gente sendo chamada a atenção por que está fumando. O respeito as leis é uma obrigação de todos.

Leia mais

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cidade/2004/10/15/jorcid20041015003.html

http://www.kr.com.br/legislacoes/lei_fumo.asp


Nenhum comentário: