segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mal do Século: Dos males, o melhor

Danilo Fadel

A mais nova opção de diversão na Lapa foi inaugurada no dia 10 de janeiro deste ano. O café cultural Mal do Século se dedica especialmente à música brasileira de qualidade. No seu palco, apresentam-se artistas do choro, do samba e da MPB, como o grupo Conversa de Botequim, Verônica Ferriani e Elisa Addor entre outros.

Instalado em um sobrado do século XIX, o Mal do Século alia música, cultura e gastronomia. O nome foi uma homenagem ao período ultra-romântico da literatura brasileira. A idéia surgiu quando, os donos (todos professores) do Café Cultural, entraram pela primeira vez no prédio, que se assemelhava a uma caverna úmida. A associação com imagens dessa fase do Romantismo no Brasil foi imediata e a idéia de recriar algo da vida boêmia do Rio de Janeiro daquele século pareceu ser uma importante iniciativa para a manutenção da cultura e história da cidade.

O local onde a casa está situada, já foi depósito de arroz. O casarão recebeu uma reforma, mas a fachada principal foi preservada, bem como as janelas e as paredes de pedra. A iluminação do ambiente é reduzida propositalmente no intuito de remeter o cliente ao clima das antigas tavernas. Estão também espalhados nos tetos e nas paredes, adesivos com trechos de poemas de Álvares de Azevedo e de Fagundes Varela. Com capacidade de aproximadamente 400 pessoas, a casa tem um bar e um mezzanino, de onde também é possível ter uma boa visão do palco.

O Mal do Século traz um cardápio diferenciado! Os pratos trazem originalidade nos clássicos do botequim! Sanduíche é a opção mais exótica. Além disso, batata frita que acompanha lingüiça frita, farofa de bacon e salsa desidratada; e o tradicional caldinho de feijão com salsa e bacon. A casa de show e bar fica na Rua resende, 26 - Lapa - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: