terça-feira, 10 de junho de 2008

Os clássicos da "beach-food"

Danilo Fadel

“Tem limão, tem mate, melancia fatiada, o Globo, sal e doce e Dragão chinês.” Apesar de não ser das mais saudáveis, a alimentação carioca na praia, é uma das mais saborosas. Dificilmente alguém vai a praia no fim de semana e volta para casa sem consumir umas destas iguarias.

Na praia de Ipanema, o cardápio é bem variado. Quem nunca experimentou o "Sanduíche do Baixinho"? Embora a maionese seja um alimento facilmente perecível, já que é feita de óleo e ovos, estes deliciosos "sandubas" são garantidos. Sua preparação é feita instantes antes de sua venda e seus ingredientes são sempre mantidos em refrigeração adequada.

Para beber, o famoso
Matte-Leão de galão, uma combinação perfeita entre o chá mate e suco de limão. Segundo os cariocas, quem não gosta da mistura é por frescura com relação ao seu aspecto não muito atraente. Mas a verdade é que a bebida é realmente refrescante e não há igual.

O campeão de vendas possui baixo valor calórico (em torno de 100 calorias) e é uma ótima opção para quem não quer estrapolar. Com 54 anos de sucesso, o Biscoito Globo jamais mudou sua embalagem, nunca fez um anúncio publicitário,tem apenas um ponto de distribuição e nenhum local de venda definido. O barraqueiro Carlinhos (Rua Vinícius de Moraes) conta o segredo de tanto sucesso.

- Eu já estou neste ponto há mais de 10 anos e não me lembro de ter visto um produto fazer tanto sucesso como O Globo. A embalagem pode ser horrorosa, mas é a mesma há quarenta anos e assim o consumidor identifica o biscoito de longe. São apenas dois sabores, o sal e o doce. E o grande segredo, é que ele é vendido junto com outro fenômeno: o Matte-Leão. Acho que um carrega o outro - contou Carlinhos.

Nenhum comentário: