segunda-feira, 16 de junho de 2008

Charme e delicias no café-da-manhã

Bruna Thees

Com a correria do dia-a-dia, a maioria das pessoas costuma comer rápido antes de sair de casa. Mas para começar o dia com o pé direito, nada melhor do que investir numa alimentação balanceada pela manhã. Segundo o nutricionista Yuri Teres, a primeira refeição é essencial na nossa dieta. “O café-da-manhã tem a finalidade de quebrar um jejum de 6 ou 8 horas, do período de sono. Portanto, é a refeição que inicia o metabolismo diário, com qualidade ou não, dependendo da escolha matinal.”, explica.

A Escola do Pão, localizada em uma charmosa e aconchegante casa nas cercanias da Lagoa Rodrigo de Freitas que já pertenceu á José Lins do Rego, é uma ótima opção para quem quer saborear um café da manhã com grande diversidade de quitutes e pães artesanais.

A concorridíssima refeição começa com sucos, frutas e iogurte caseiro. Depois chegam a cestinha de pães, recém-saídos do forno, quentinhos, mais manteiga e geléias em sabores diversos, minissanduíches na baguete e ciabatta, queijos gratinados, ovo mexido feito em banho-maria, um delicioso curau de milho verde e bolinhos diversos encerram a saborosa experiência gastronômica.

Clécia Casagrande abandonou o ramo da moda e em 2000 inaugurou, a Escola do Pão. Lá que a chef, formada pela francesa École Lenôtre, trabalha junto com os filhos. “Sempre quis dar à Escola um ambiente familiar e acolhedor. As receitas são caseiras, muitas de família, executadas sempre com esmero.” Afirma.


Para resgatar a magia do tempo em que viveu na França, ela se cerca de cuidados que vão desde a escolha da matéria-prima para a fabricação dos deliciosos pães, até a ambientação da cozinha do Bistrô, onde recebe os clientes. Clécia conta que a vontade de se dedicar aos pães começou ao sentir o cheiro de sua infância, saindo de uma pequena padaria na França, que assava o pão em um forno de pedra. “Quando eu ainda era criança, a minha avó tinha o costume de reunir as mulheres da família para os preparativos do ritual da fabricação do pão. Essas boas lembranças voltaram quando senti aquele cheiro e minha vontade de me dedicar à produção de pães começou a aflorar”.Conta

De segunda a sexta, os pães artesanais são vendidos no local. O destaque entre as delícias são as bruschettas doces, de maçã e banana.O restaurante oferece ainda opções de carnes, peixes e massas no menu do jantar. A partir das 17h, outro espaço é aberto, o bistrô da casa.
Durante os finais de semana, a casa funciona apenas no horário da manhã.

Escola do Pão
Endereço: Rua General Garzon ,10 - Lagoa
Telefone: (21) 2294-0027 e (21) 3205-7275
Site: www.escoladopao.com.br


Voltar ao Correio da Manhã

Nenhum comentário: