segunda-feira, 16 de junho de 2008

Os Globetrotters voltam ao Brasil

Danilo Fadel

Depois de muitos anos de espera, os Harlem Globetrotters voltarão a se apresentar no Rio de Janeiro, Maracanãzinho, no dia 21 de junho. No espetáculo, os astros do tradicional time norte-americano que já rodou o mundo, mostrarão toda a sua habilidade e bom-humor. A apresentação contará também com a participação especial da Liga Brasileira de basquete de rua, a LIBBRA.

Apesar do nome Harlem, bairro de Nova Iorque onde só habitam negros, como no time onde só participam negros, o grupo se formou em Chicago. A princípio era uma liga de Basquete de Rua, mas com o passar do tempo, porém, o time voltou-se mais ao show do que propriamente ao esporte. O objetivo do grupo é divertir os espectadores com suas cestas incríveis e jogadas ensaiadas que são realmente de arrepiar.

Os Globetrotters já tiveram sua própria série animada de TV, produzida pelos estúdios Hanna-Barbera, participaram de episódios dos desenhos: Scooby-Doo e Os Simpsons, além de terem seu próprio game, criado pela Nintendo.

Participaram da equipe numerosos jogadores de raça negra, sendo os mais famosos: Chamberlain, Gosse Tatum, Marques Haynes, Harrison e Lemon. O uniforme do “time” consiste em camisas azuis com estrelas vermelhas e brancas e calções listrados, nas cores vermelho e branco.

Pioneiros no basquete de rua, os Harlem Globetrotters têm fãs por toda parte do mundo e prometem esgotar a lotação do estádio, como em sua última vinda ao Brasil há 15 anos atrás. O jogador de Basquete de Rua, Douglas Reis, fala sobre a expectativa do evento:

- Sempre quis ver os Globetrotters de perto. Meu pai já teve a oportunidade e diz ter sido fantástico. Agora, finalmente chegou a minha vez – disse o fã.

Voltar ao blog principal

Nenhum comentário: