segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sálvia um tempero forte e marcante


Priscilla Nascimento

Poucas pessoas conhecem a sálvia. Um tempero original do mediterrâneo que sempre foi usado na gastronomia por causa do aroma e sabor únicos que esse tempero dá a comida. Mas o uso da Sálvia vai além de temperar carnes gordurosas, fazer molhos, peixes ou aves. O tempero também é usado de forma terapeutica e também no combate à caspa. A Sálvia é tão versátil que é perfeita como aromatizante de vinhos, vinagres e óleos.


Mas existe um tipo de Sálvia que é usada como alucinógena no México, a Sálvia Divinorum, mas o chef Mark Knauks afirma que " é um absurdo achar que a nossa Sálvia é alucinógena. Aqui no Brasil não se encontra essa espécie. As pessoas têm um preconceito que não tem fundamento e acabam não conhecendo as ótimas utilidades que esse tempero têm".


O importante mesmo é que a Sálvia é um tempero marcante ideal para carnes, mas como tem um gosto forte e até um pouco azedo deve ser usado com moderação, por que mesmo que não seja alucinógena é preciso ter um certo conhecimento para usá-la na cozionha, para não acabar abusando e correndo o risco de estragar toda receita.

2 comentários:

PAI NOSSO disse...

gostari de saber por quanto posso combrar a mudas de salvia e onde encontrar,porque tenho um sitio na serra do mendanha e com serteza faria uma esperiencia se o crima é adecuado para a mesma ok

Paula Andrade disse...

Eu tenho em minha casa uma planta chamada salvia que dá um espigão cheio de flores vermelhas... é linda !! Essa é a mesma salvia que se come ???????